Páginas

CÁPSULA DO TEMPO É ABERTA NA ESCOLA BÁSICA ARNALDO BRANDÃO

Enterrando a Cápsula do Tempo:
2013
Construindo com os alunos
as expectativas/ 2013
A Cápsula do Tempo é uma atividade já conhecida e aplicada em diferentes contextos, por grupos distintos. Consiste em enterrar, num recipiente bem lacrado (simbolizando a cápsula), memórias e/ou expectativas, sejam individuais ou coletivas, por meio de registros escritos, desenhos, fotografias, objetos pessoais.  
Fizemos na época uma preparação antecipada com o grupo, analisamos, refletimos sobre nossos desejos para o futuro. Durante este período foram produzidos e selecionados todo o material que foi arquivado na caixa.Este trabalho foi realizado em dezembro de 2013 na Escola Arnaldo Brandão , enterramos nossas cápsulas com os alunos que estavam no 1º e 5º anos dos Anos Iniciais, e fizemos uma previsão de abertura para 2017, que é o ano em que os mesmos já estão concluindo um ciclo em sua educação (os alunos que estavam no 1º ano estão indo para o 5º e os que estavam no 5º ano estão concluindo o Ensino Fundamental.  Estavam envolvidos neste processo: alunos, professores, equipe técnico-administrativa.
Preparando o terreno para
enterrar a Cápsula/ 2013
Cápsula lacrada e preparada
 para ser enterrada/2013
A abertura aconteceu no dia 10/11/2017 e ao abrirmos a cápsula, foram perceptíveis as mudanças ocorridas ao longo do tempo, tanto físicas, psicológicas, intelectuais. O contato com o material produzido há alguns anos despertou nos nossos alunos e professores o sentimento de sucesso, de vitória da etapa concluída. A comparação do aluno de antes (2013) com o que ele é (2017) proporcionou reflexões, sensação de êxito na realização de suas tarefas e das metas projetadas para este período de tempo.
Alunos e gestores com o Registro
Fotográfico do Momento/2013
Alunos e equipe reunidos em 2017
Foi um momento muito importante e significativo onde os relatos nos sensibilizaram entre risos e lágrimas dos alunos como o da aluna Débora hoje no 9º Ano que leu sua carta emocionando a todos: “Eu quero ser cantora evangélica quando crescer e arquiteta porque assisti um desenho na televisão que gostei muito e também para mostrar para essas pessoas que não acreditam em mim e dizem que não serei nada na vida”.
Professora Rosane Souza com alunos
do 9º Ano/ 2017
Leitura das Expectativas/ 2017
Apreciação de Registro Fotográfico
enterrado com as cartas/ 2017
Débora ao final da leitura estava visivelmente emocionada e sua voz e mãos trêmulas. Por fim, com lágrimas e risos, finalizou: “Continuo querendo ser arquiteta e serei, mas cantora evangélica já não mais, meu gosto musical se modificou. Agradeço aos professores e meus colegas, é muito estranho e diferente me ver assim como a carta me mostra, pois não pareço a mesma, cresci, melhorei, acredito em mim, sou mais forte agora! ”.
Nossos alunos hoje  concentrados na leitura
de suas impressões de 2013 

   
Os alunos recebendo suas cartas/2017
A alegria em compartilhar/2017
 
A distribuição das cartas para as turmas/2017

Alunas do 9º Ano/2017

Concentração e Curiosidade/2017

Professora Quésia Pereira alunos do 5º Ano/2017


Carta escrita em 2013 para apresentar a turma. 

Desenterrando a Cápsula/ 2017

A Cápula sendo tirada e o cuidado com as
flores plantadas para marcar o lugar/2017

Professor Eraldo e os alunos do 9º Ano/22017

Envolvimento dos alunos e pressa no ler suas impressões
da época/2017







Nenhum comentário:

Postar um comentário